Lev Vigotsky ( 1896 - 1934 )
Formado em Direito pela Universidade de Moscovo em 1918, o bielo-russo Lev Vygotsky era filho de uma próspera família judia. Durante o seu período académico estudou, simultaneamente, literatura e história na Universidade Popular de Shanyavskii. No ano de seu bacharelado em Direito (1918), voltou para Gomel, onde havia leccionado anteriormente. Seis anos mais tarde casou-se com Rosa Smekhova (aos 28 anos), com quem teve duas filhas. Apesar da sua formação em Direito, destacou-se pelas suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de arte. Estes trabalhos foram, posteriormente, incorporados no livro Psicologia da Arte escrito entre 1924 e 1926, onde estava incluída a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925. Ainda em Gomel, ministrava um curso de Psicologia no Instituto de Treino de Professores, onde criou um laboratório de Psicologia e fundou uma editora e revista literária.
Esse seu interesse pela Psicologia fê-lo ler, criticamente, toda produção teórica da sua época, em especial as Teorias da Gestalt, Psicanálise e o Behaviorismo. As obras dos referidos autores são citadas e comentadas nos seus trabalhos. Um dos seus méritos foi, sem dúvida, acompanhar a Revolução Russa e a sua fundamentação teórica de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Foi a partir das proposições teóricas do materialismo histórico que propôs a reorganização desse saber que é a Psicologia, antevendo a tendência da unificação das Ciências Humanas que denominaria a Psicologia de cultural-histórica. Entre seus trabalhos de campo, incluem-se visitas às distintas e isoladas populações camponesas, onde realizou testes neuropsicológicos entre as aldeias nómadas do Uzbekistão e da Khirgizia na Ásia Central, antes e depois do realinhamento cultural e sócio-econômico da Revolução Socialista que incluia a alfabetização, cursos rápidos de novas tecnologias, organização de brigadas, etc. A sua experiência na formação de professores, levou-o a estudar os distúrbios de aprendizagem e linguagem das diversas formas de deficiências congênitas e adquiridas, por exemplo a afasia. Complementando sua formação para estudo da etiologia de tais distúrbios graduou-se em Medicina. O interesse em medicina estava associado à manutenção do grupo de pesquisa (Troika) de neuropsicologia com Alexander Luria (1902-1977) e Alexei Nikolaievich Leontiev (1904-1979). A principais contribuições à defectologia estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica". Conta-se que, graças a uma conferência proferida no II Congresso de Psicologia em Lenigrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscovo. O interesse simultâneo pelas funções mentais superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais pesquisados por neurofisiologistas russos com quem conviveu, especialmente Luria e Leotiev, reveleram algumas contribuições no Instituto de Deficiências de Moscovo na direção do Departamento de Educação (especial) de Narcompros, entre outros institutos (além das publicações sobre o tema) e no actualmente reconhecido e revolucionário livro "A Formação Social da Mente", onde aborda os problemas da génese dos processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os desde a infância ao seu contexto histórico-cultural.