Desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO MOTOR


O desenvolvimento e o refinamento de padrões motores e de habilidades motoras são influenciados de maneiras complexas.

Tanto o processo (como ocorre) quanto o produto (movimento observável) de um movimento de um indivíduo estão enraizados em um AMBIENTE experimental e GENÉTICO peculiar, conectados às exigências específicas da TAREFA motora.



FATORES INTRÍNSECOS AO INDIVÍDUO

A herança genética peculiar que é responsável pela individualidade também pode ser responsável pela similaridade entre os seres humanos.
Uma similaridade é a tendência de o desenvolvimento humano acontecer de maneira ordenada e previsível.
Inúmeros factores biológicos que afectam o desenvolvimento motor parecem surgir desse padrão previsível.

1 – Direcção desenvolvimentista

EM QUE DIREÇÃO A COORDENAÇÃO E O CONTROLE MOTOR OCORREM NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO?
Em função da maturação do Sistema Nervoso, uma sequência ordenada e previsível de desenvolvimento físico (direcção desenvolvimentista) dá-se no sentido:
CÉFALO-CAUDAL (o controle muscular ocorre da cabeça aos pés / no desenvolvimento fetal 1º ocorre a formação da cabeça e depois dos membros)
PRÓXIMO-DISTAL (controle da musculatura do centro do corpo às suas extremidades).
Isto acontece em relação aos processos de CRESCIMENTO do corpo e nos ganhos de HABILIDADES MOTORAS.
OBSERVAÇÃO: A direcção desenvolvimentista pode ser questionada em razão das EXIGÊNCIAS DA TAREFA, ou seja, a criança pequena aprende em sequência a ARRASTAR-SE, GATINHAR E ANDAR por ser uma sequência MECANICAMENTE do mais simples ao mais complexo.

Seria então o processo de maturação biológica que direcciona o desenvolvimento motor ou as exigências da tarefa?



DESENVOLVIMENTO CÉFALO-CAUDAL: refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direcção aos pés.

NO ESTÁGIO PRÉ-NATAL – primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último às pernas.

NO PERÍODO NEONATAL – Os bebés controlam na sequência a musculatura da cabeça, pescoço e tronco antes de ganhar controle sobre as pernas e os pés.

DESENVOLVIMENTO PRÓXIMO-DISTAL - refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, a partir do centro do corpo para as suas partes mais distantes.
EM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO – os ombros e o tronco crescem antes dos braços e das pernas, os quais crescem antes dos dedos das mãos e dos pés.
EM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES – a criança pequena é capaz de controlar os músculos do tronco e cintura escapular antes dos músculos do punho, mãos e dedos.

OBSERVAÇÃO: no período de alfabetização esse princípio é observado quando se ensinam às crianças os elementos menos refinados da escrita antes que elas aprendam os movimentos mais complexos e refinados da escrita cursiva.
O PROCESSO CÉFALO-CAUDAL E PRÓXIMO-DISTAL NO ENVELHECIMENTO

A tendência e a inversão desse processo conforme envelhecemos, ou seja, os movimentos da parte inferior do corpo e da periferia são os primeiros a demonstrar sinais de regressão.

2 – Índices de crescimento

O quanto às crianças crescem segue um padrão característico que é universal para todos e resistente a influências externas.
A mínima interrupção do ritmo normal do crescimento é compensada por um processo chama: FLUTUAÇÃO AUTO REGULADORA que torna a criança capaz de alcançar seus companheiros da mesma idade (GALLAHUE E OZMUN – 2005). O processo de crescimento auto-regulador compensará os desvios MÍNIMOS no padrão de crescimento, mas é frequentemente incapaz de compensar os desvios maiores, especialmente no período neo-natal e na infância.
A restrição nas oportunidades de experiências também interfere nas habilidades das crianças. Os efeitos da privação da experiência motora e sensorial podem, algumas vezes, ser superados quando condições quase ideais são estabelecidas.
A extensão até a qual a criança poderá alcançar seus companheiros etários, entretanto, depende da duração e da severidade da privação, da idade, e do potencial genético de crescimento individual da criança.

3 – Entrelaçamento recíproco

A melhora na execução de movimentos que ocorre do recém-nascido até a infância e adolescência pode ser explicada pelo entrelaçamento complexo, coordenado e progressivo de mecanismos neurais de sistemas musculares opostos em um relacionamento crescentemente maduro: DIFERENCIAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A DIFERENCIAÇÃO que é a capacidade da criança em diferenciar os grupos musculares necessários para determinados movimentos. Ela parte dos movimentos RUDIMENTARES (grandes grupos musculares) para os REFINADOS (pequenos grupos musculares).

A INTEGRAÇÃO é a capacidade de fazer grupos musculares e sistemas sensoriais trabalharem em interacção coordenada. Ex.: coordenação viso-motora para pegar objectos.

A DIFERENCIAÇÃO de movimentos de braços, mãos e dedos, seguida pela INTEGRAÇÃO do uso dos olhos com os movimentos das mãos para desempenhar tarefas de coordenação entre olhos e mão é crucial para o desenvolvimento normal.

4 – Prontidão

Actualmente o conceito de PRONTIDÃO vai além da maturação biológica e inclui a consideração de factores que podem ser modificados ou manipulados para encorajar e promover a aprendizagem.

O conceito actual de aptidão é muito amplo e refere-se à aptidão para a aprendizagem. A PRONTIDÃO pode ser definida como a convergência de:
§ Condições intrínsecas à TAREFA
§ Natureza do indivíduo
§ Condições ambientais
Que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriada.

Considerações importantes:

Quando a criança/adolescente está apto para nova aprendizagem?
É difícil responder sem medo de errar, pois os factores que tornam alguém apto ou não apto são, muitas vezes, particulares. O certo é que devemos perceber as condições motoras, cognitivas e sócio-afetivas .

Experiências precoces auxiliam ou atrapalham?
Pesquisas sugerem que actividades precoces sem que o aluno esteja apto, traz mínimos benefícios.

5 – Períodos de aprendizagem críticos e susceptíveis:

Este conceito diz que em determinados períodos as pessoas estão aptas (aptidão) ou prontas (prontidão) para receber determinados estímulos.



Análise transaccional do desenvolvimento motor
Em relação ao desenvolvimento motor podemos perguntar QUAIS SÃO OS ESTÍMULOS NECESSÁRIOS EM DETERMINADAS IDADES?


6 - Diferenças individuais
Cada pessoa é um indivíduo peculiar com a sua própria escala de tempo para o desenvolvimento, escala determinada pela combinação da hereditariedade e influências ambientais.
É comum observar desvios em média de 6 meses a 1 ano no aparecimento de várias habilidades motoras.

7 – Filogenia e ontogenia
Muitas habilidades motoras rudimentares do bebé e fundamentais das crianças, em termos da maturação, são consideradas FILOGENÉTICAS, ou seja, tendem a aparecer automaticamente e em sequência previsível na criança em maturação.
São resistentes às influências ambientais. Habilidades ONTOGENÉTICAS dependem basicamente do aprendizado e das oportunidades ambientais.

1 – Vínculo

Ligação emocional forte entre pais e o bebé que perdura ao longo do tempo, distância, privações e vontade. Começa a desenvolver-se no nascimento e pode ser estabelecido de maneira incompleta com uma separação precoce.
Factores que podem causar a separação do bebé e os pais ao nascimento:


PREMATURIDADE;
BAIXO PESO AO NASCER.

Nesses casos o bebé pode ser incubado, impossibilitando o estabelecimento do VÍNCULO.
EXPERIÊNCIAS QUE A CRIANÇA POSSA TER COMO MORTES NA FAMÍLIA, DIVÓRCIO, ACIDENTES E DOENÇAS SEVERAS PROLONGADAS, MOSTRAM-SE MAIS SIGNIFICATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO EM LONGO PRAZO DO QUE O PRIMEIRO VÍNCULO COM OS PAIS.

2 – Estímulo e privação

A discussão entre a maior ou menor importância da HEREDITARIEDADE (natureza) ou da EXPERIÊNCIA (educação) perduraram durante muitos anos.

O que é mais significativo para o desenvolvimento motor da criança?
Quais os efeitos dos estímulos e das privações na aprendizagem de habilidades motoras?

A tendência actual é de respeitar cada componente (biologia e ambiente) e reconhecer a importância da interacção da maturação e da experiência.

Os pesquisadores do desenvolvimento motor têm deixado esta discussão de lado, concentrando as suas pesquisas em 3 questões principais:

1 – IDADES APROXIMADAS NAS QUAIS VÁRIAS HABILIDADES MOTORAS RUDIMENTARES E FUNDAMENTAIS PODEM SER APRENDIDAS MAIS EFETIVAMENTE.
- Princípio da aptidão

2- EFEITOS DO TREINO ESPECIAL SOBRE a APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MOTORAS.

Experiências com gémeos (biologicamente são semelhantes mas com experiências diferentes) demonstram que:
- Em termos quantitativos não há diferenças significativas, mas.....
- Em termos qualitativos demonstram mais auto-confiança e segurança na execução dos movimentos.

Existem poucas provas que comprovam que os programas de estimulação especial oferecem benefícios a longo prazo para habilidades motoras avançadas.

3- EFEITOS DAS OPORTUNIDADES LIMITADAS OU RESTRITAS PARA A PRÁTICA NA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS.

O estudo em instituições com bebés no Irão, Beirute e Líbano demonstrou diferenças no desenvolvimento motor de acordo com as diferenças de estímulos.
Razões do atraso do Desenvolvimento Motor:
- Falta de cuidados
- A quietude ambiental
- Ausência geral de oportunidades ou experiências

O CONSENSO GERAL DA PESQUISA É DE QUE RESTRIÇÕES GRAVES E FALTA DE EXPERIÊNCIA PODEM ATRASAR O DESENVOLVIMENTO NORMAL.

OBSERVAÇÃO:
A cultura determina que alguns movimentos são mais desenvolvidos em meninos (chutar a bola) e outros em meninas (saltar à corda).