Descoberta variação de gene associada à obesidade

07-06-2010 23:38

 

Descoberta variação de gene associada à obesidade

A associação entre uma mutação genética e a obesidade foi conseguida claramente através de um estudo realizado na Grã-Bretanha e na Finlândia. O próximo passo será descobrir como é que essa variação genética influencia o índice de massa corporal e assim abrir novas linhas de investigação para o seu tratamento.

Os resultados deste estudo tiveram por base a análise do ADN de 37 mil europeus e foram publicados na revista "Science".

Em concreto, os investigadores descobriram que as pessoas que possuem duas cópias do gene FTO têm 70% mais riscos de sofrer de obesidade do que aquelas que não possuem nenhuma. Por outro lado, os que possuem uma só cópia deste gene têm 30% mais probabilidades de virem a ter mais peso que os que não têm.

Os resultados do estudo permitiram ainda demonstrar que os que têm duas cópias da variante genética, pesam em média mais três quilos que os restantes. E que esta mutação foi verificada em 16% das crianças e adultos incluídos na amostra.

"Existe claramente uma componente genética na obesidade", afirmou Andrew Hattersley, da Faculdade de Medicina Península, um dos autores do estudo.

A descoberta da variação genética associada à obesidade foi feita quase por acaso. Os investigadores estavam a estudar a base genética da diabetes tipo 2. Durante essa investigação verificaram que muitas das pessoas que estavam a ser estudadas apresentavam a variante do gene. Mas, este gene não tinha uma actuação decisiva na produção da insulina.

Alargaram a sua amostra, para 37 mil pessoas de diferentes regiões europeias e conseguiram pela primeira vez associar a obesidade a uma questão genética.

Um dos autores do estudo diz que "estes resultados podem ser uma resposta a alguém que se pergunte porque é que é mais forte do que o seu vizinho, quando na realidade come menos e faz a mesma quantidade de exercício físico".

Apesar desta associação genética, outros estudos apontam para o facto que a maioria dos obesos hoje, são-no porque consomem demasiadas calorias.