Objecto da Psicologia

 

    Para a Psicologia ser considerada cientifica, requer um objecto específico de estudo. O objecto de estudo da Astronomia são os astros, e o objecto da biologia são os seres vivos. Essa classificação bem geral demonstra, que é possível tratar o objecto dessas ciências com uma certa distância, isto é, é possível isolar o objecto de estudo. No caso da Astronomia, o cientista observador está, por exemplo, num observatório na cidade de Atibaia, e o astro observado, a anos-luz de distância do seu telescópio. Esse cientista não corre o mínimo risco de confundir-se com o fenómeno que esta estudando. O mesmo não ocorre com a psicologia, que, como na Antropologia, a economia, a Sociologia e todas as ciências humanas, estuda o homem.

    Certamente, esta divisão é ampla demais e apenas coloca a Psicologia a Psicologia entre as ciências humanas. No final de tudo qual é o objecto especifico de estudo da psicologia? Depende de a quem dermos a “palavra”, isto é se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá que o objecto e o comportamento, se for um psicólogo psicanalista dirá que é o inconsciente, outros poderão dizer que é a consciência humana e ate á personalidade.

    Um dos motivos pelos quais a Psicologia tem diversos objectos, em vez de ter um só especifica é que só no século passado é que foi reconhecida verdadeiramente cientifica, isto é como área do conhecimento científico. E como tudo na vida, quando se “é jovem não se tem o futuro definido”, transpondo isso para a psicologia visto que também ainda é uma ciência muito nova, ainda não teve tempo de acabar/finalizar teorias, daí não poder ter um objecto de estudo definido com maior precisão. Existem outros motivos que dificultam a Psicologia na procura do seu objecto, visto que o cientista muitas das vezes se confunde com o objecto a ser pesquisado.

    O objecto da Psicologia deveria ser aquele que conseguisse reunir condições de agrupar uma ampla variedade de fenómenos psicológicos. Esta situação leva-nos a pensar se a Psicologia pode ser encarada como uma ciência, mas poderá se dizer que há um conjunto de Ciências Psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.