Myrtle Mcgraw
McGraw, conclui que existem certos períodos na vida óptimos durante o desenvolvimento, ou seja existem períodos críticos em que uma dada actividade é mais susceptível à modificação. Ele defendia que se deve pedir sempre a uma criança para praticar novas actividades, sem que se empenhe, visto que considerava que forçar uma criança a empenhar-se em actividades antes do período crítico era inútil e prejudicial.
Condições do estudo:
- Gémeos do mesmo sexo;
 - Aparência similar, difíceis de distinguir para os pais;
 - Antropometria idêntica (estatura, tamanho de pés e mãos);
 - Mesmo tipo sanguíneo e impressões digitais similares;
 - Disponíveis à nascença;
 - Famílias classe média sem características particulares;
 - Apartamento espaçoso;
 - Acesso limitado a um único playground;
 - Quartos não demasiado iluminados e idênticos em temperatura;
 - Nascimento filmado – o estudo teve início 15 minutos depois;
 - Tratamento experimental e procedimentos;
 - O bebé experimental tinha maior tónus muscular;
 - O bebé experimental era menos desenvolvido que o controlo;
 - O bebé experimental era menos forte;
 - O tratamento experimental começou aos 20 dias;
 - Bebés vão à clínica 5 dias por semana, 7 horas por dia;
 - Nos primeiros meses o bebé experimental recebe 2 horas de exercício diário;
 - O programa torna-se mais intenso à medida que o tempo passa;
 - O bebé controlo passa o tempo num berço, com apenas 2 bonecos.
 
Resultados:
| Experimental | Controlo | |
| Rastejar | 78 - 140 dias | 63 - 122 dias | 
| Gatinhar | 232 - 343 dias | 200 - 329 dias | 
| Andar | 269 dias melhor padrão | 269 dias | 
| Patinar | Antes dos 2 anos | Nenhuma evidência | 
| Subir escadas | 9 meses - 18 degraus | 9 meses - 11 degraus | 
| 11 meses - 32 degraus | Até aos 22 meses: | |
| 16 meses - 61 degraus | 24 degraus | |
| 17 meses - 71 degraus | 
 
Conclusões do estudo:
- Há limites para o aparecimento de comportamentos motores e isso depende quer da maturação quer da influência ambiental;
 - Há pré-requesitos neuro-musculares para a produção de skills;
 - Dentro dos limites maturacionais, um ambiente adequado pode promover o uso mais eficiente de capacidades e a exibição de competências avançadas.