Construtivismo - Jean Piaget (1896 - 1980 )

 

O seu estudo é principalmente centrado em compreender como o aprendiz passa de um estado de menor conhecimento a outro de maior conhecimento, o que está intimamente relacionado com o desenvolvimento pessoal do indivíduo.

Piaget chama de epistemologia à sua teoria do conhecimento pois está centralizada no conhecimento científico. E também de genética porque, além de atentar-se no como é possível alcançar o conhecimento - ele estuda as condições necessárias para que a criança chegue na fase adulta com conhecimentos possíveis a ela.

A teoria psicogenética desperta nos educadores enormes interesses devido a vários factores, como:

  • Descreve as características do pensamento sensório-motor, pré-operatório, concreto e formal;
  • Apresenta uma análise sistemática da génese das noções básicas do pensamento racional (espaço, tempo, causalidade, movimento, lógica das classes, lógica das relações, etc.) ;
  • Aborda como se dá o desenvolvimento e aprendizagem ;
  • Explica como se dá assimilação e acomodação conflito cognitivo.

Na teoria de Piaget, o sujeito (aluno) é um ser activo que estabelece relação de troca com o meio-objecto (físico, pessoa, conhecimento) num sistema de relações vivenciadas e significativas, uma vez que este é resultado de acções do indivíduo sobre o meio em que vive, adquirindo significação ao ser humano quando o conhecimento é inserido em uma estrutura – isto é o que denomina assimilação.

A teoria da psicogenética centrou sua atenção no estudo das formas mais primitivas de conhecimento até as mais complexas. Esta teoria descreve em esquemas de acção interiorizada ou esquemas representativos por regras de combinações de esquemas ou operações. De forma bastante detalhada Piaget trata as etapas de evolução desses esquemas e de forma organizada, desde o nascimento até a idade adulta. Podendo ser classificada os períodos da inteligência em quatro estádios abaixo descritos:

  •  Sensório-motor (0 aos 18/24 meses aproximadamente): nesta fase a criança está explorando o meio físico através de seus esquemas motores.
  • Pré-operatório (2 anos a mais ou menos 7 anos): a criança é capaz de simbolizar, de evocar objectos ausentes. Estabelece diferença entre significante e significado, o que possibilita distância espaço-temporal entre o sujeito e o objecto, por meio da imagem mental. A criança é capaz de imitar gestos, mesmo com a ausência de modelos.
  • Operatório Concreto (7 a 11 anos): a criança tem a inteligência operatória concreta, sendo capaz de realizar uma acção interiorizada, executada em pensamento, reversível, pois admite a possibilidade de uma inversão e coordenação com outras acções, também interiorizadas. Necessita de material concreto, para realizar essas operações, mas já está apta a considerar o ponto de vista do outro, sendo que está saindo do egocentrismo.
  • Formal (entre os 9/10 anos aos 15/16 anos): o adolescente tem as estruturas intelectuais para combinar as proporções, as noções probabilísticas, raciocínio hipotético dedutivo de forma complexa e abstracta.

Assim sendo, para Piaget o conhecimento não é inato mas resulta da interacção do organismo com o meio.