Importância da Figura Masculina

07-06-2010 21:15

Você precisa mesmo crescer com um homem por perto?

 

    Famílias modernas: mãe e filho convivendo sem a presença do pai. Acontece cada vez mais e as pessoas nem vêem mais tanto problema nisso, porém, a figura masculina desempenha um papel importante no desenvolvimento das crianças, sabia?
Segundo a psicóloga Mariana Chalfon, a presença de uma figura masculina é importantíssima: “O convívio com figuras masculinas faz com que os meninos adolescentes tenham referências, boas ou más, para formatar a sua identidade”. Muito mais do que jogar bola no fim de semana, a pessoa que estiver por perto - seja ele o seu avô, tio, um amigo da família, o seu padrasto ou o namorado da sua mãe – vai influenciar no que você se tornará mais tarde.
    É claro que não é necessário que seja o seu pai biológico a conviver consigo, esse papel pode ser desempenhado por outros homens – “O papel do pai pode ser substituído, em suas devidas proporções, por um tio, avô ou amigo da família que possa oferecer boas referências masculinas”.
    E como é que se desenvolve essa influência? “As figuras masculinas funcionam como parâmetros que podem ser considerados tanto pela identificação quanto pela oposição”, explica Mariana. Se você convive com uma figura masculina muito controladora pode se tornar um controlador ou um desafiador, você sempre busca, mesmo que inconscientemente, características para formas suas própria personalidade, seja concordando ou se opondo aos comportamentos que tem em casa.
    Quando falamos sobre as características que formam a sua personalidade isso “diz respeito à ordem, às regras, à lógica racional e à postura no trabalho”, que não são características apenas masculinas, então a história de as crianças criadas apenas por mulheres tornam-se femininos não é verdade.
    Com o novo papel da mulher na sociedade, alguns pontos de personalidade, que antes eram exclusivos dos homens, podem ser encontrados na figura materna também – “As mulheres, ao lidarem com as regras, a ordem e o trabalho, lidam com estes atributos e podem fornecer, a sua maneira, as referências para um menino adolescente”.
    Não ter um homem por perto durante sua criação não vai trazer nenhum problema, “no entanto, a presença de um homem pode facilitar o processo de construção de identidade da criança, pois pode servir como referência explícita a ser seguida ou não”. Então, se você tem um homem que sempre está por aí, aproveite e faça um grande amigo.