Psicologia Aplicada

Psicologia aplicada é a utilização dos conhecimentos/dados da psicologia na solução de problemas práticos. Este ramo junta as diversas áreas da psicologia clínica, educacional e social entre outras. Com base na afirmação de que o estado psicológico humano é fundamental para desfrutar do bem individual, e por consequência o bem comum, esta área da psicologia busca permanentemente métodos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e e sua interacção social. Para o estudo da psicologia aplicada, são necessários profissionais especializados nos fenómenos comportamentais e psíquicos, levando em conta o conjunto dos estados e as disposições psíquicas das ideias dos indivíduos ou de grupos sociais através das interpretações dos conhecimentos intuitivos, ou empíricos, dos sentimentos do objecto em estudo.

Dada a complexidade do comportamento humano, não existe uma forma ou perspectiva única de o compreender. Por isso, a psicologia apresenta diversas áreas de interesse. Estas áreas interpenetram-se e partilham informação e são de difícil classificação, não sendo exclusivas. As áreas de investigação da psicologia com um cariz mais teórico podem caracterizar-se da seguinte forma: Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia, Psicologia Social, Psicologia do desenvolvimento, Psicopatologia, Psicolinguística e Inteligência Artificial

 

 

 

Especializações Objectivos

 

   

Psicologia Clínica

 A psicologia clínica é uma área da psicologia aplicada que tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comunidades que apresentam problemas de carácter psicológico. O método utilizado pela psicologia clínica é, fundamentalmente, a entrevista clínica, e se necessário, recorre a testes (sobretudo projectivos). É no contexto da entrevista clínica que o psicólogo analisa, não só o que a pessoa conta mas a forma como fala, como se comporta, como relata as suas experiências, procurado o seu significado e o seu sentido.

 

 

Psicologia do Trabalho

 Na sociedade moderna, um conjunto cada vez maior de actividades é assumido por organizações. Algumas funções tradicionalmente assumidas pela família, como tratar das crianças, dos idosos e dos doentes, foram transferidas para organizações especializadas: infantários, lares, hospitais.
Domínios de reflexão em que a psicologia do trabalho e das organizações se divide:
Psicologia do pessoal: aborda questões relacionadas com a selecção de pessoal, a orientação e o desenvolvimento de carreiras, a avaliação do desempenho, etc.
Psicologia do trabalho: aborda questões como a intervenção homem/máquina, a organização do trabalho, a saúde e a segurança. As novas tecnologias ganham particular relevância, dado o seu papel na sociedade actual.

Psicologia das Organizações

A Psicologia das organizações aborda questões com a motivação, a liderança, as relações interpessoais, a gestão de conflitos.

Psicologia Criminal

 Trabalha directamente com diversas instituições Tribunais, Segurança Social, Centros de Reeducação de Crianças e Jovens, Instituições de Apoio a Vítimas, entre outras

 

 

Psicologia do Desporto

A PD é uma disciplina científica que se dirige para a aplicação de técnicas e princípios psicológicos no sentido da promoção e optimização do rendimento e do bem-estar em contexto desportivo de atletas e demais agentes desportivos.
Poderá identificar-se dois objectivos primordiais: (a) compreender como os factores psicológicos afectam o rendimento físico dos indivíduos; e (b) compreender como o exercício e a participação desportiva afectam o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar psicológico dos indivíduos.

http://www.youtube.com/watch?v=ti8jO0tjJzc

Psicologia Analítica

Ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung o qual se distingue da psicanálise iniciada por Freud, por uma noção mais alargada da libido e pela introdução do conceito de inconsciente colectivo.

Psicologia Cognitiva

A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento

Psicologia Social

A psicologia Social é ramo da psicologia que estuda a influência do ambiente social no comportamento dos indivíduos

 

 Psicologia_aplicada1.pdf (2,8 MB)

Psicologia_Aplicada2.pdf (6,1 MB)

Psicologia_aplicada3.pdf (6,7 MB)

Psicologiaaplicada4.pdf (3,9 MB)