Introdução à Psicologia

 

O que é a Psicologia?

A Psicologia é um conceito familiar para a generalidade das pessoas mas poucos são aqueles que a sabem definir correctamente.

Tradicionalmente, a Psicologia era definida como o estudo científico da mente e comportamento humanos. No final do século XIX, a principal preocupação da Psicologia passava fundamentalmente pelo estudo da mente e da consciência através da introspecção e da descrição da experiência pessoal.

Já no final do século XX, e após um longo período de luta para a definir apenas em termos científicos e comportamentais, a Psicologia passou a ser reconhecida não só como uma ciência mas também, e fundamentalmente, como uma prática interventiva, reflectindo desta forma, a sua ampla abrangência nos dias de hoje.

Neste sentido, a Psicologia é mais frequentemente definida como "o estudo do comportamento e dos fenómenos mentais subjacentes", ou seja, preocupa-se com o comportamento humano bem como com os processos psicológicos que estão na base da saúde física e psicológica. De uma forma mais abrangente, podemos também dizer que a Psicologia atenta nos diferentes aspectos da experiência humana.

Entretanto, a procura de uma definição ideal continua. Progressivamente, a Psicologia tem vindo, cada vez mais, a ser definida em termos de campos de estudo específicos em vez de como um todo. A Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Organizacional e a Psicologia Social são alguns dos exemplos mais conhecidos, entre muitos outros.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=yHkYHcG_E9g